domingo, 18 de setembro de 2016

Herança ética e espiritual


[Mensagem acolhida pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgada em seu Fórum de Leitores, versão eletrônica, de 18/09/2016]

A História nos mostra que, há mais de dois mil anos, Sócrates e Jesus foram acusados pelos sistemas políticos então vigentes, condenados e executados pelos supostos crimes que cometeram. O que é extraordinário na trajetória de ambos é que nenhum deles negou os fatos que geraram as acusações de que foram vítimas. Pelo contrário, assumiram cabalmente a autoria e as responsabilidades do que fizeram, pagaram com a vida pelo desassombro com que agiram e se tornaram grandes referências em todas as sendas da vida subsequentes. Por via de consequência, mais do que qualquer outro, Sócrates aproximou cada ser humano da ética e da decência. Por seu turno, Jesus aproximou cada ser humano da condição divina. Mesmo os divorciados dos valores maiores do ser humano e mesmo aqueles descrentes em Deus não negam as virtudes de ambos enquanto guias filosóficos e espirituais da Humanidade.
O que constatamos atualmente no que diz respeito a líderes de nosso maltratado País? Diante de indícios, evidências e provas inequívocos, José Dirceu, Dilma Roussef, Eduardo Cunha e — agora, de forma emblemática — Luís Lula da Silva negam acintosa e descaradamente os malfeitos de que são acusados; ignoram a verdade, a liberdade e a justiça; afrontam as estruturas essenciais da democracia; desconsideram as noções comezinhas de estado democrático de direito; e desdenham do bom senso, da integridade e da inteligência de seus contemporâneos. Que herança esses líderes transmitem para os brasileiros? A herança consequente está na primeira página de cada jornal, na abertura de cada noticioso televisivo, nos títulos de cada sítio eletrônico: a crise, a corrupção, o desemprego e a desmoralização de nosso combalido país; e, como lamentável corolário, a indignação e a desesperança.
Resta apenas uma certeza: os líderes citados evaporarão na poeira do tempo e cairão no esquecimento, exceto pela malversação e conspurcação do bem público que praticaram. E o universo dos brasileiros será melhor, não por causa deles, mas apesar deles. Eles se prestam apenas para que, por efeito de ação e reação, possamos fortalecer ainda mais a decência e a ética, bem como os valores e as virtudes espirituais herdadas de Sócrates e Jesus, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário