quinta-feira, 13 de abril de 2017

Processos da Lava Jato



[Mensagem divulgada no Fórum de Leitores do Estadão de 17/4/2017]

Finalmente, o STF determinou a abertura de inquérito contra uma centena de políticos acusados pelo MPF de corrupção no âmbito da Operação Lava Jato — incluindo 5 ex-presidentes da República e alguns auto declarados santos e santas (quem diria? ...). 
Como exercício de formulação hipotética, alguns cenários são cogitados. Em Pequim, em menos de um ano, todos seriam processados, julgados e condenados; alguns à pena capital, outros à prisão perpétua e os demais a penas de reclusão. Em Tóquio, uma parcela expressiva cometeria haraquiri. Em Pyongyong, todos seriam imediatamente fuzilados. Em Havana, em um mês, eles seriam processados, julgados e a grande maioria seria condenada à morte ou à prisão perpétua. Em Nova Iorque, Paris e Curitiba, em menos de dois anos, eles seriam processados, julgados e condenados à pena de reclusão — sendo que no hemisfério Norte, provavelmente, alguns meteriam uma bala na própria cabeça. Em Brasília ... bom, em Brasília, há a possibilidade de eles serem lentamente processados e julgados; podendo alguns serem condenados a pena de reclusão, em um prazo previsível de três a dez anos.

Em face do desdobramento de processos na capital brasileira, por um bom tempo, esses políticos continuarão fazendo parte da elite (sic) dirigente do país. Não são a justiça e a eleição formas de julgamento da democracia? Na falta de uma, prossegue somente com a outra. Então, os melhores cérebros devem imediatamente iniciar uma campanha por todas as redes sociais e demais meios para impedir que os acusados sejam reeleitos ou eleitos para novos cargos em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário