sábado, 21 de abril de 2018

Reciprocidade com Cuba

Na excelente coluna Conexão Diplomática (CB de hoje, 21 de abril), o senhor Sílvio Queiroz afirma que “... Em princípio, as relações [entre Brasil e Cuba] só retornarão ao patamar normal quando o Brasil tiver um novo governo saído das urnas”.
Há que questionar as dimensões da ilha caribenha, considerados população, PIB, área e outros indicadores. Equivale a Maranhão, Piauí, Alagoas e Sergipe? Ou apenas a um Paraná? [*] Será que os formadores de opinião e de concepção diplomática brasileiros estão enxergando a realidade sem deformação? Diria o Zé da Esquina: “Larga essa ilha pra lá; e cuida dos irmãozinhos em penúria, próximos de nós!”
Recentemente, vimos esse filme duas vezes. O Sr. Barack priorizou Cuba em lugar da Síria e da Crimeia. Aí, o Sr. PUTIN amPUTOU os interesses dos defensores da harmonia e da paz entre os homens. Em nosso maltratado Brasil, o Foro de São Paulo foi concebido segundo os ditames de Cuba. Todos sabemos no que deu — operadores da Justiça visionários acordaram e os seguidores da orientação cubana estão sendo sucessivamente encarcerados.
Sendo as interações diplomáticas dependentes de reciprocidade, parece razoável acrescentar que essas relações só deveriam retornar ao patamar normal quando a eleição pelo voto livre, direto e secreto for adotada naquele país em substituição à declaração de cordeiros escravizados pela tolerância com a inverdade, com a miopia ética e com a covardia ideológica. Enfatize-se, nesta asserção, não há lado ou direção; vale para os extremos que se tangem nas “pontas” do círculo, à fronteira, a partir de onde prevalece o que o ser humano aspira por justiça, decência e boa fé.
Vale dizer, em relações internacionais e nas demais atividades que requerem a faculdade de pensar, é imperioso agir privilegiando o que é essencial em detrimento do que é acessório.

[*]



Nenhum comentário:

Postar um comentário