domingo, 22 de abril de 2018

Reviravolta no voto

No artigo “Joaquim” (Estadão, A6, 22 de abril), a sempre talentosa, elegante e alegre senhora Eliane Catanhêde afirma que “[ele] disputa com Bolsonaro a imagem de “não-político”, verdadeira no caso do ex-ministro e falsa no do ex-militar, que não só faz política há um quarto de século como pôs a ex-mulher e os outros três filhos na política.”
Vejam com que sutileza ela o associa à clivagem da realidade e à falsidade — em algum momento, ele se declarou não parlamentar? A condição de “Não-político”, no caso dele, significa não realizar o que os políticos fazem na atualidade. Dúvidas há? É só perguntar em Curitiba. Mas vejam também com que excesso de acuidade, ela usa expressão ambígua e com um lado falso. O senhor Bolsonaro não pôs seus familiares na condição de parlamentares. Foram os eleitores que o fizeram, mediante a convocação assentada em propostas sempre fundadas na correção e nos bons costumes.
Por  integridade e coerência, Nelson Rodrigues, ululando e contorcendo-se onde se encontra, inferiria que a quase totalidade dos formadores de opinião valem-se de qualquer assunto — por exemplo, a influência da propulsão da pulga nos projetos espaciais do senhor Elon Musk — para a inclusão de alguma asserção negativa sobre o senhor Bolsonaro. É a regra nas redações, laboratórios de mídia ou em qualquer cabeça provida ou desprovida de interações neuronais ajustadas. Muitos resolveram que ele e os cidadãos deste maltratado rincão não podem aspirar à mudança, com o fim da contravenção rotineira do dia a dia, seja no lar, na rua e alhures; e da criminalidade nas casas legislativas e nos palácios executivos.
Em face da imperiosa prevalência da verdade, proponho que a senhora Catanhêde realize uma entrevista com o candidato incorruptível (ênfase máxima para esse atributo!) e o questione sobre aspectos a serem comentados em suas crônicas. Só há uma questão preocupante. O senhor Bolsonaro também é elegante e alegre; e aí reside o perigo. Todos não sabemos o que isso pode dar. Afinal, é incerto o desfecho de ações que envolvam uma entusiasmada candidata a avó. É! A maturidade revela surpresas.

Mentes criativas e não completamente higienizadas! Por favor! O que está em causa é a possibilidade de a articulista não mais propalar informações negativas sobre o candidato; e a surpreendente e concreta viabilidade da pirueta: votar nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário