quinta-feira, 17 de maio de 2018

Homenagem aos heróis da FEB


———————————————————
VER TAMBÉM
———————————————————

Com inexcedível privilégio, orgulho e honra, coloco à disposição a seguir, um vídeo em que os italianos homenageiam a FEB pela bravura na libertação da Itália. Muitos brasileiros ignoram.
Consola a ideia de que a História se constrói e evolui a reboque dos bravos. Ilumina e motiva a certeza de que os bravos asseguram a prevalência da verdade, da liberdade, da ética e da coragem, como sustentáculos da democracia e, por via de consequência, da harmonia, da solidariedade e da justiça entre cidadãos, entre estes e as instituições, e entre estas.
A FEB (Força Expedicionária Brasileira) foi integrada por cerca de 25.000 militares combatentes, que em 1944/45, na Segunda Guerra Mundial, atuaram ao lado dos Estados Unidos para libertar a Itália do jugo do nazismo. A FEB contabilizou mais de 400 heróis que sacrificaram a própria vida no campo de batalha.
Dentre os bravos ainda vivos, podemos citar o Tenente Coronel Nestor — com mais de 100 anos — pai do Coronel Nestor, colega de turma de 1972, da AMAN. O então Sargento Nestor foi promovido a oficial por bravura e recebeu a notícia por telefone do então General Mascarenhas de Morais, comandante da FEB, à meia noite do dia em que substituiu de forma heróica o oficial comandante de seu pelotão, que havia perecido na batalha. 
Em uma coincidência feliz e concebida pelo acaso, a turma de formandos de 1972, da AMAN, escolheu, para batismo, o nome Turma Marechal Mascarenhas de Morais. A solidariedade dessa turma com os heróis da FEB e com soldados de todos os tempos é plena, engrandecedora e incondicional. Afinal, herdamos Instituições militares invictas e imorredouras — e que dispõem do reconhecimento da maioria do universo de cidadãos a que serve, com o sacrifício voluntário e juramentado da própria vida, se preciso for.

—————————————————————————————
VÍDEO
[Clique e vivencie a emoção da liberdade]

—————————————————————————————

Figura 1. FEB – Efetivo total; militares feridos; militares mortos.
Alemães capturados.
Fonte: Pedro Dutra, Ministério da Defesa.

Figura 2. Logotipo da FEB. Principais batalhas vencidas.
Fonte: Pqdt1970.

###


Nenhum comentário:

Postar um comentário